segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cartas de Paulo

Introdução:
               Nos escritos do NT encontramos vinte e uma cartas. Treze delas são atribuídas ao apóstolo Paulo (algumas tem sua autoria questionada, como veremos adiante), e outras são colocadas sob a autoridade de outras figuras significativas da igreja primitiva: duas são de Pedro; três de João; uma de Tiago e uma de Judas. E temos a "carta" aos Hebreus de um autor desconhecido. Para a fé cristã estes escritos tem uma grande importância, seja porque são canônicos", seja porque deram origem à sucessiva reflexão teológica. Lendo as cartas percebe-se logo que os autores manifestam um vivo testemunho da vida das primeiras comunidades. Estas cartas enriquecem muito o quadro que obtemos do livro dos Atos dos Apóstolos, composto no final do primeiro século.
               As cartas paulinas são uma reflexão teológica ou pastoral num segundo momento (com excessão da carta aos romanos). Antes disso, houve o trabalho missionário de fundar e organizar as comunidades. É certo que o número de comunidades fundadas pelo apóstolo Paulo e seus companheiro foi muito maior daquelas que receberam alguma carta. Outra constatação importante é que não foi possível conservar todos os escritos paulinos. Algumas cartas se perderam e não estão no cânon bíblico.
               Antes do estudo propriamente dito das cartas paulinas, vamos conhecer um pouco melhor a figura do seu autor. Sem conhecê-lo bem, é também sempre mais difícil entender toda a riqueza da sua mensagem. O ambiente e o contexto de cada uma das comunidades será conhecido por ocasião do estudo particular de cada carta.

BIBLIOGRAFIA

BARBAGLIO, G. AS CARTAS DE PAULO I (COLEÇÃO BÍBLICA 4. SÃO PAULO: LOYOLA 1989) P. 507
BARBAGLIO, G. AS CARTAS DE PAULO II (COLEÇÃO BÍBLICA 5. SÃO PAULO: LOYOLA 1991) P. 430
BORTOLINI, J. INTRODUÇÃO A PAULO E SUAS CARTAS (SÃO PAULO: PAULUS, 2001) P. 106
BOTOLINI, J. COMO LER A CARTA... (COLEÇÃO “COMO LER – UM VOLUME PARA CADA CARTA DE PAULO” SÃO PAULO: PAULUS, 1991-2002)
FABRIS, R. AS CARTAS DE PAULO III (COLEÇÃO BÍBLICA 6. SÃO PAULO: LOYOLA 1992) P. 543
SACCHI, A. E COLLABORATORI. LETTERE PAOLINE E ALTRE LETTERE (LOGOS 6. ELLE DI CI, TORINO 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário