segunda-feira, 10 de março de 2014

Palavras para pecado na Bíblia

              No Antigo Testamento encontramos pelo menos oito palavras básicas que conceituam o pecado. A primeira: Hatta´t, este vocábulo, que aparece 522 vezes nas páginas veterotestamentárias, e seu termo correlato no Novo Testamento - hamartia - sugerem a ideia de "errar o alvo", ou "desviar-se do rumo", como o arqueiro antigo que atirava as suas flechas e errava o alvo. Porém, o termo também sugere alguém que atirava as suas flechas e errava o alvo. Porém, o termo também sugere alguém que erra o alvo propositadamente; ou seja, que atinge outro alvo intencionalmente.
              Não se trata de uma ideia passiva de erro, mas implica uma ação proposital. Significa que cada ser humano tem da parte de Deus um alvo definido diante de si para alcançá-lo. O termo em apreço denota tanto a disposição de pecar como o ato resultante dela. Em síntese, o homem não foi criado para o pecado. (Lv 16.21; Sl 1.1; 51.4; 103.10; Is 1.18; Dn 9.16; Os 12.8).
              A segunda palavra: Peshá, o sentido tradicional dessa palavra é "transgredir", "rebelar", "revoltar-se". Porém, uma variante forte para defini-la implica o ato de invadir, de ir além, de rebelar-se. O termo aponta para alguém que foi além dos limites estabelecidos (Gn 3136; I Rs 12.19; II Rs 3.5; Sl 51.13; 89.32; Is 1.2; Am 4.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário