quarta-feira, 13 de março de 2013

Os pais apostólicos

                          Quando falamos nos pais apostólicos, geralmente estamos nos referindo a alguns escritores do fim do primeiro século e do início do segundo, cujos escritos chegaram até nós. Estes escritos, no entanto, não pretendem ser apresentações doutrinárias no sentido restrito do termo, e como resultado não podemos esperar deles um quadro completo dos artigos de fé. Estes escritos, ainda que seja pequena a sua contribuição para a formação da teologia cristã, muito contribuíram para elucidar o conceito de fé, os costumes e as tradições da igreja que prevaleciam nas primeiras congregações. Os mais importantes destes escritos são os seguintes:

a) - A primeira Epístola de Clemente, escrita em Roma, por volta do ano 95
b) - As Epístolas de Inácio, escrita por volta do ano 115
c) - A Epístola de Policarpo, bispo de Esmirna, escrita por volta do ano 110
d) - A Epístola de Barnabé, escrita no Egito, por volta do ano 130
e) - A segunda Epístola de Clemente, escrita em Roma, por volta do ano 140
f) - A Epístola de Hermas, escrita em Roma, por volta de 150
g) - Fragmentos de Papias, escrito por volta do ano 150
h) - A Didaché (Os ensinos dos doze apóstolos), escrita na metade do primeiro século.

Principais pensamentos destes escritores

                             Entre os pais apostólicos havia forte tendência de ressaltar a obediência à lei, bem como a imitação de Cristo, como sendo o caminho à salvação e o conteúdo essencial da vida cristã. A morte e a ressurreição de Cristo eram enfatizadas como constituindo o fundamento principal para a salvação dos homens.

1 - Justificação

                              Eles acreditavam na justificação, não como uma dádiva divina, mas como algo adquirido através do esforço humano e da boa conduta cristã. Os pais apostólicos pregavam e ensinavam que a justificação total era outorgada após esta vida, para aqueles que viveram uma vida de obediência a Cristo.

2 - Salvação

                               Os pais apostólicos apresentavam a salvação, não como a libertação do pecado, mas como a aquisição da imortalidade e da indestrutibilidade do corpo. O ponto negativo da doutrina da salvação pregada pelos pais apostólicos, está em que eles desassociavam o perdão dos pecados do conceito de salvação. O ponto alto da teologia soteriológica dos pais apostólicos estava em ensinar e pregar que Cristo morreu e ressuscitou para nos dá o dom da imortalidade.

3 - Pecado

                        Acreditavam que pecado é a desobediência de qualquer mandamento ou ordem estabelecida. Pecado tem haver com ignorância. Uma pessoa que não sabe determinada coisa está em pecado. Nos escritos dos pais apostólicos, a ideia de culpa não é acentuada.

Referências Bibliográficas

BERKHOF, Louis. A história das doutrinas cristãs. São Paulo: PES.
GONZALES, Justo. História do pensamento cristão. São Paulo: Vozes
GOMES, C. Folch. Antologia dos santos padres. São Paulo: Edições Paulinas
BETTENSON, H. Documentos da igreja cristã. São Paulo: ASTE
TILLICH, Paul. Perspectivas do pensamento cristão. SãoPaulo: ASTE
CHATELET, Charles. História das tradições cristãs. Rio de Janeiro: Ed. Zahar
HAGGLUND,Bengt. História da Teologia. São Paulo: Ed. Concórdia.

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