O Novo Testamento se compõe de 27 livros, foi escrito em grego, não no grego clássico dos eruditos, mas no grego do povo comum, chamado Koiné. Seus livros estão classificados em 4 grupos, conforme o assunto a que pertencem:
BIOGRAFIA, os 4 Evangelhos, e eles descrevem a vida terrena de Jesus Cristo e seu glorioso ministério. Os três primeiros são chamados sinópticos devido ao paralelismo que há entre eles. Os evangelhos são os livros mais importantes da Bíblia. Todos os livros que os precedem tratam da preparação para a manifestação de Jesus Cristo e os que lhes seguem são explicações da doutrina de Cristo.
HISTÓRIA, o livro de Atos dos apóstolos registra a história da igreja primitiva, seu viver e a propagação do Evangelho (At 1:8).
EPÍSTOLAS, 21 epístolas ou cartas e vão de Romanos a Judas. Elas contêm a doutrina da Igreja:
Nove, são dirigidas às igrejas (Romanos a 2 Tessalonicenses);
Quatro, são dirigidas a indivíduos (duas a Timóteo, uma a Tito e outra a Filemom);
Uma é dirigida aos hebreus cristãos;
Sete, são dirigidas a todos indistintamente (Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas). São chamadas universais, católicas, ou gerais, apesar de duas delas (2 e 3 João serem dirigidas a pessoas).
PROFECIA é o livro do Apocalipse ou revelação. Trata da volta de Jesus Cristo a terra e as coisas que precederão esse glorioso evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário