A classificação dos livros do Antigo Testamento, por assuntos, vem da versão Septuaginta. Ela foi a primeira tradução das Escrituras, feita do hebraico para o grego no ano 285 a.C. Na Bíblia hebraica (o Antigo Testamento), a divisão dos livros é bem diferente.
Nas Bíblia de edição católico-romana, os livros 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis são chamados 1, 2, 3 e 4 Reis respectivamente. 1 e 2 Crônicas são chamados Paralipômenos. Esdras e Neemias são chamados 1 e 2 Esdras. Também, nas edições católicas de Matos Soares e Antônio Pereira de Figueiredo, o Salmo 9 corresponde na versão de João Ferreira de Almeida aos Salmos 9 e 10, e o de número 10 é o nosso de número 11, isso continua assim até os Salmos 146 e 147, que nas nossas Bíblia é o de número 147.
O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA
Jesus é o tema central da Bíblia. Ele mesmo no-lo declara em Lc 24:44 e Jo 5:39, se desejar, leia At 3:18; 10:43 e Ap 22;16. Se olharmos com cuidado, veremos que Jesus ocupa o lugar central das Escrituras.
Sendo Jesus Cristo o centro da Bíblia, podemos classificar os seus livros em 4 palavras referentes a Ele:
PREPARAÇÃO, o Antigo Testamento trata da preparação para o advento de Jesus Cristo;
MANIFESTAÇÃO, os Evangelhos tratam da encarnação, manifestação e vida de Jesus Cristo;
EXPLANAÇÃO, as Epístolas explanam a doutrina de Cristo;
CONSUMAÇÃO, no livro de Apocalipse temos a consumação de todas as coisas. Portanto, as Escrituras sem Jesus seriam como física sem a matéria ou a matemática sem os números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário