Deus tem se revelado através dos tempos por meio de suas obras, isto é, a criação (Rm 1:20; Sl 19:1-6); porém, na palavra de Deus temos uma revelação especial e dupla, e temo-la de duas maneiras:
NA BÍBLIA - A palavra Escrita;
EM CRISTO - A Palavra Viva (Jo 1:1).
Essa dupla revelação especial é necessária devido à queda do homem (1 Pd 3:15; 2 Tm 2:15; Is 34:16; Sl 119:130). O estudo desses versículos nos conduz a dois pontos de suma importância. Dos quais, veremos um hoje.
1 PORQUE DEVEMOS ESTUDAR A BÍBLIA.
Ela é o manual do crente na vida cristã e no trabalho do Senhor. O crente foi salvo para servir ao Senhor (1 Pd 2:9; Ef 2:10). Sendo a Bíblia o livro-texto do cristão, é imperioso que este a maneje bem (2 Tm 2:15). Entre as promessas de Deus para aquele que conhece sua Palavra, temos a de Isaías 55:11.
Ela alimenta nossas almas. Não há dúvida de que o estudo da Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispensável à alma, como o pão ao corpo. O texto de 1 Pd 2:2 fala do apetite dos recém-nascidos; assim deve ser o nosso apetite pela Palavra. Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual (Mt 4:4; Jr 15:16).
Ela é o instrumento que o Espírito usa (Ef 6:17). Se em nós houver abundância da Palavra de Deus, o Espírito Santo terá o instrumento com que operar. É preciso, pois meditar nela (Sl 1:2, Js 1:8). É preciso deixar que ela domine todas as esferas da nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração e assim molde todo nosso viver diário;
É requisito primordial para Deus responder nossas orações. É preciso estarmos possuídos da sua Palavra. Leia o texto de Jo 15:7, pelo menos três fatos estão explícitos:
a) Na oração precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia;
b) A Palavra de Deus produz fé em nós (Rm 10:17);
c) Devemos fazer nossas petições segundo a vontade de Deus (1 Jo 5:14), e um meio de saber a vontade de Deus é através de sua Palavra.
O Espírito Santo nos lembra o texto Bíblico que conhecemos (Jo 14:26). É possível o aluno ser lembrado de algo que não sabe? É evidente que não. Portanto o Espírito Santo quer não somente encher o crente, mas também encontrar nele o instrumento com que possa operar a Palavra de Deus. Ter o Espírito e não conhecer a Palavra conduz ao fanatismo. Conhecer a Palavra e não ter o Espírito conduz ao formalismo. Estes dois extremos são igualmente perigosos.
Ela enriquece espiritualmente a vida do cristão (Sl 119:72). Essas riquezas vêm pela revelação do Espírito, primeiramente (Ef 1:17). A pessoa que procurar entender a Bíblia somente através da capacidade intelectual, muito cedo desistirá da leitura. Só o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus (1 Cor 2:10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário