quinta-feira, 22 de março de 2012

2. Como devemos estudar a Bíblia.

                 Leia a Bíblia conhecendo seu autor. Isso é de suprema importância. É a melhor maneira de estudar a Bíblia. Ela é o único livro cujo autor está presente quando se lê. O autor de um livro pode explicá-lo como ninguém. A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil; simples e ao mesmo tempo complexo. Não basta apenas ler suas palavras e analisar suas declarações. Tudo isso é indispensável, mas não basta. É preciso conhecer e amar o Autor do Livro. Conhecendo o Autor, a compreensão será mais fácil. Façamos como Maria, que aprendia aos pés do Mestre (Lc 10:39).
                 Leia a Bíblia diariamente (Dt 17:19). É estimado que 90% dos crentes não lêem a Bíblia diariamente. Portanto, não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos nas igrejas, mais do que isto: são anãos, raquíticos, mundanos, carnais, indiferentes, nervosos e iracundos. Sem crescimento espiritual da nossa parte, Deus não nos revelará suas verdades profundas (Jo 16:12, Hb 5:12, Mc 4:33). É de admirar pessoas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo, menos a Palavra de Deus. O resultado disso é que "comem" tanto outras coisas que perdem o apetite pelas coisas de Deus.
                 Ler a Bíblia com a melhor atitude mental e espiritual. Isso é importante para o estudo bíblico. A atitude correta é a seguinte:
                 a) Estudar a Bíblia como a Palavra de Deus, e não como uma obra literária qualquer;
                 b) Estudar a Bíblia com o coração e com uma atitude devocional, e não apenas com intelecto. quanto maior for a nossa comunhão com Deus, mais humildes seremos. É preciso ler a Bíblia crendo sem duvidar do seu ensino. a dúvida e a descrença cegam o leitor (Lc 24:25).
                 Leia a Bíblia com oração, devagar, meditando. Assim tem feito os servos de Deus no passado como Davi (S 119:12,18), Daniel (Dn 9:21-23). O caminho ainda é o mesmo. Na presença do Senhor, em oração as coisas incompreensíveis são esclarecidas (Sl 73:16,17).
                 Lei a Bíblia toda. Há uma riqueza insondável nisso! É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de Deus mediante ela é progressiva. Como o irmão pensa compreender um livro que nem sequer o leu todo ainda? Mesmo as mentes mais férteis do mundo não podem abarcá-la completamente. Não há no mundo ninguém que esgote a Bíblia. O Espírito Santo, que conhece as profundezas de Deus, pode ir revelando o conhecimento da verdade, à medida que buscarmos a sua face e andarmos mais perto dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário