A importância da doutrina para a igreja e para o crente em particular vê-se nas seguintes passagens (Mt 28: 19; At 20:30; Gl 1:6-9; 1 Tm 4: 16; 2Tm 2:2; 4:3; Tt 1:9; 2:7; Hb 13:9; 2 Pd 2:1).
O valor é outro fato que ressalta a importância da verdade divina, pois, na armadura do soldado cristão, a primeira peça é o cinto da verdade (Ef 6:14).
FORMAS DE DOUTRINA.
Há pelo menos três formas de doutrina: uma é sublime e santa, as outras duas são perniciosas;
A doutrina de Deus (Pv 4:2; Mt 7;28; Lc:32; Jo 7:16);
A doutrina de homens (Jr 23:16; Mt 15:9; Cl2:22; Tt2:14);
A doutrina de demônios (1 Tm 4:1). Há demônios cuja atividade não é espalhar violência e outros males ostensivos, não! Eles ocupam-se com o ensino maléfico, falso, errôno e enganoso.
DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE DOUTRINA E COSTUME.
Há pelo menos três diferenças básicas entre doutrina bíblica e costume puramente humano.
Quanto à origem. A doutrina é divina, o costume é humano;
Quanto ao alcance. A doutrina é geral, o costume é local;
Quanto ao tempo. A doutrina é atemporal, o costume é temporário.
OBS: A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Há igrejas que tem um somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito perigoso!
O PERIGO DAS FALSAS DOUTRINAS.
Algumas considerações.
Uma das atividades prediletas do Diabo é subtrair a Palavra de Deus (Mt 13:19), inclusive no púlpito, onde muitas vezes ela é substituída por outras coisas vãs;
O Diabo é o autor ou inspirador de todo ensino falso (1 Tm 4:1) e da distorção do verdadeiro (2 Pd 3:16);
A arma usada contra o erro e a mentira é a verdade divina quando conhecida e aplicada, e só mediante a operação do Espírito Santo, discernimos entre o falso e o verdadeiro (Ef 4:14).
A CLASSIFICAÇÃO DAS DOUTRINAS DA BÍBLIA.
Todas as doutrina da Bíblia podem constituir-se em três grandes grupos:
DOUTRINAS DA SALVAÇÃO. São as mais fáceis de se entender, graças a Deus por isso! Senão, quem poderia ser salvo? Até as crianças entendem! Os homens são quem às vezes dificultam tudo;
DOUTRINA DA FÉ CRISTÃ. Não são tão fáceis de se entender; abrangem o presente e as bênçãos da salvação; requer diligência e contínuo estudo da revelação divina;
DOUTRINAS DAS COISAS FUTURAS, OU DO PORVIR. São as mais difíceis de se entender, abrangem o aspecto futuro da salvação e as coisas que Deus tem preparado para os que o amam, requerem muito estudo da revelação divina.
A presente lista abrange apenas as doutrinas básicas:
BIBLIOLOGIA: A inspiração divina e plenária da Bíblia;
TEOLOGIA: O trino Deus; A criação de todas as coisas;
ANGELOLOGIA: Os anjos;
ANTROPOLOGIA: O homem;
HAMARTIOLOGIA: O pecado;
CRISTOLOGIA: A pessoa e a obra de Cristo;
SOTERIOLOGIA: A salvação e a vida cristã; A lei e a graça; A santificação Bíblica; A fé;
ECLESIOLOGIA: A igreja; O batismo em água; A ceia do Senhor; Os dízimos e as ofertas; O estado (a nação) e o crente;
PNEUMATOLOGIA: O batismo com o Espírito Santo; Os dons e o fruto do Espírito Santo; A cura divina;
ESCATOLOGIA: A morte, ressurreição e destino eterno do homem; A segunda vinda de Jesus; O reino milenar de Cristo; O juízo final; O perfeito estado eterno; As dispensações e as alianças.
DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA DO TERMO DOUTRINA.
NO ANTIGO TESTAMENTO. A palavra doutrina ocorre como tradução do termo hebraico "leqah", que significa o que é recebido (Dt 32:2; Jó 11:4; Pv 4:2; Is 29:24). Assim temos a idéia de um corpo de ensino revelado expresso pelo vocábulo "tôrá", que ocorre 216 vezes e é traduzido como "lei".
NO NOVO TESTAMENTO. duas palavras são empregadas: "Didaskalia" significa tanto o ato como o conteúdo do ensino. É usada com respeito ao ensino dos fariseus (Mt 15:9; Mc 7:7). Parece referir-se a um corpo de ensino usado como padrão;
"Didache" é usado mais vezes no Novo Testamento. Essa palavra pode significar tanto o ato como o conteúdo do ensino. Ocorre a respeito do ensino de Jesus (Mt 7:29), que Ele afirmou ser de origem divina (Jo 7:16,17). Depois do dia de Pentecostes, a doutrina cristã começou a ser formulada (At 2:42) como a instrução dada àqueles que aceitaram a pregação (Rm 6:17). Havia alguns na igreja cuja função era ensinar aos novos convertidos (1 Cor 12:28,29), o conteúdo do didache.
Nenhum comentário:
Postar um comentário