terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Doutrina e Teologia Sistemática

                 Doutrina significa ensino ou instrução assim sendo, a doutrina cristã pode ser definida como: "as verdades da Bíblia dispostas em forma sistemática".
                 Teologia significa o "estudo sistemático de Deus", nos seus diversos ramos, ordenados em um corpo de doutrina. Poderíamos estudar distintamente: Deus, a Bíblia, os seres criados por Deus, universo, a igreja, as nações, etc.
                 Doutrina ou Teologia está intimamente ligada à religião que significa "religar-se com Deus". Foi por isso que Cristo veio ao mundo: "a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo..." assim, a teologia é o conhecimento de Deus, enquanto que a religião é a prática. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática acham-se às vezes bem distanciadas, de tal modo que é possível ser teólogo sem ser verdadeiro cristão ou ser religioso sem ser fiel servo de Deus  
O VALOR DA DOUTRINA
                 O conhecimento doutrinário supre a nossa necessidade intelectual, livrando-nos do extremismo ou fanatismo religioso. Não podemos aceitar uma declaração autoritária e unilateral declarando-se verdade. Sendo a Palavra de Deus, a verdade por excelência, toda declaração doutrinária deve estar em perfeita harmonia com toda a Bíblia Sagrada.
                 Há uma tendência em certos meios religiosos de não somente procurar diminuir o valor do ensino doutrinário, mas também dispensá-lo completamente como sendo desnecessário e inútil. Porém, enquanto os homens cogitarem os problemas da sua existência sentirão a necessidade de uma opinião final e sistemática sobre esses problemas.
                 A doutrina sempre será necessária enquanto os homens perguntarem: "de onde vim:" e "para onde vou?". Muitas vezes se ouve esta expressão: "não importa o que a pessoas crê, uma vez que faça o bem", ou "todos os caminhos levam a Deus". No entanto é muito importante sabermos se o "bem" que estamos fazendo é realmente o que Deus quer que façamos; e se o caminho que estamos seguindo nos levará a Deus ou nos deixará à beira de um precipício onde não mais acharemos salvação.
                O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão.
                As crenças firmes e definidas produzem caracteres firmes e bem definidos.
                Naturalmente a crença doutrinária da pessoa não é a sua religião, assim como uma boa espinha dorsal é parte essencial do corpo, assim um sistema definido de fé (crença) é uma parte essencial da religião.
                Sem dúvida é mais importante viver a vida cristã do que apenas ter conhecimento das doutrinas; porém, as experiências cristãs somente se concretizarão com o conhecimento das doutrinas cristãs.
                A doutrina capacita-nos ao exercício da fé e ensina a sermos moderados ao expormos os nossos pontos de vista, tendo como premissa "... responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1 Ped 3:15; Tg 3:17).
                O conhecimento doutrinário é um baluarte contra o erro (Mt 22:19; Gl 1:6-9; 2 Tm 4: 2-4) e é parte necessária do equipamento de quem ensina a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário