domingo, 27 de julho de 2014

Paulo e os atos dos apóstolos

           Nem sempre os atos e as cartas coincidem nas informações. E nesses casos, devemos dar mais crédito às cartas. Dois exemplos comprovam isso. Comparando At 17.17 e 18.5 com 1 Ts 3.1a,6a. Lucas afirma que "Enquanto Paulo esperava em Atenas, ficou revoltado ao ver a cidade cheia de ídolos... Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou inteiramente À palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias". Paulo contudo, tem outra versão: "Assim, não mais podendo aguentar; resolvemos ficar sozinhos em Atenas, e enviamos a vocês Timóteo... Agora, Timóteo acaba de chegar da visita que fez a vocês, trazendo boas notícias sobre a fé e o amor de vocês". A comparação mostra claramente a diferença. De acordo com o Atos, Paulo estava sozinho em Atenas. Quando os dois companheiros chegam, Paulo já está em Corinto. De acordo com a 1 Ts, Paulo e Silas ficam sozinhos em Atenas e Timóteo vai e volta sozinho de Tessalônica. Evidentemente deve-se dar crédito à versão de Paulo.
            Outro exemplo vem de 2 Cor 11.24-25, em que Paulo afirma: "dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite em alto-mar". Olhando para o que Lucas diz a Paulo nos atos, podemos perguntar: Onde estão as referências às cinco vezes em que Paulo afirma ter sido punido com as 39 pauladas? Lucas ignora completamente as 195 chicotadas que Paulo recebeu. E onde os Atos falam de flagelações? Lucas contenta-se em narrar uma (At 16. 22-23), omitindo as demais. Por quê? Certamente porque em seus planos, bastava narrar uma flagelação. Nos atos não se mencionaram as três flagelações.
            Também Lucas narra somente o grande naufrágio da quarta viagem (na qual talvez estava presente). E lembramos que quando Paulo escreve suas cartas ainda estamos na terceira viagem. E mesmo assim garante ter passado 24 horas em alto-mar.
           O certo, porém, é que a vida e obra de Paulo são bem maiores do que aquilo que nos relatam os atos e as cartas.

BIBLIOGRAFIA

BARBAGLIO, G. AS CARTAS DE PAULO I (COLEÇÃO BÍBLICA 4. SÃO PAULO: LOYOLA 1989) P. 507
BARBAGLIO, G. AS CARTAS DE PAULO II (COLEÇÃO BÍBLICA 5. SÃO PAULO: LOYOLA 1991) P. 430
BORTOLINI, J. INTRODUÇÃO A PAULO E SUAS CARTAS (SÃO PAULO: PAULUS, 2001) P. 106
BOTOLINI, J. COMO LER A CARTA... (COLEÇÃO “COMO LER – UM VOLUME PARA CADA CARTA DE PAULO” SÃO PAULO: PAULUS, 1991-2002)
FABRIS, R. AS CARTAS DE PAULO III (COLEÇÃO BÍBLICA 6. SÃO PAULO: LOYOLA 1992) P. 543
SACCHI, A. E COLLABORATORI. LETTERE PAOLINE E ALTRE LETTERE (LOGOS 6. ELLE DI CI, TORINO 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário