O Contexto - Aqui se torna necessário dois níveis do aprendizado do domínio cognitivo: o conhecimento e a compreensão da posição histórica do autor, isto é, do seu contexto, ou seja, a sua situação histórica, política, social, etc. Deve-se considerar que a Bíblia foi produzida num ambiente bem diferente do nosso, refletindo maneiras e formas peculiares. Não se pode simplesmente "lançar" um versículo,tirando-o da realidade em que estava inserido para utilizá-lo hodiernamente a título de contextualização ou aplicação.
A língua - Esse instrumento tem relações com o contexto, mas merece um estudo à parte. O linguajar oriental tinha características de ordem antropológica e gramatical bem diferente da nossa. O uso de hebraísmo era constante e o simbolismo dos números era significativo.
O Antigo Testamento tem um aspecto profundamente humano - Miguel de Cervantes disse: "A verdade é mais divina quanto mais esconde o humano"; esse pensamento não vale para o Antigo Testamento. Nele, Deus ama o ser humano como é, com seus defeitos e paixões. Poder-se-ia aqui relacionar muitos exemplos.
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