segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conceito de História no Antigo Testamento - O agir de Deus na História.

                 A história é, para Israel, o lugar de encontro com Deus. A fé desse povo conforme exposta na Bíblia, não se fundamenta em mitos atemporais, alienados do espaço e do tempo que nos rodeiam. É uma fé que nasce e se desenvolve em contato direto com os acontecimentos desse mundo, no dizer de J.L. Socre (Vide Sl. 136). Uma comparação feita por A.K. Grayson sobre outros ambientes culturais revelou o motivo do interesse que os assírios e caldeus tinham em contar o passado. Foram cinco, os motivos básicos:
                1) Propaganda política.
                2) Finalidade didática.
                3) Exaltação do herói.
                4) Consciência da importância de recordar certas coisas.
                5) Utilidade prática (calendário, adivinhação, astrologia, etc.).
                No caso particular de Israel, todos os elementos da pesquisa de Grayson foram notados, excluindo-se apenas o item 5, reprovado pelos textos bíblicos. Não se discute aqui as formas literárias que emolduram as tradições israelitas, mas é fato que houve um interesse profundo na interpretação dos eventos do ponto de vista histórico. O problema é que nossa concepção de história não pode ser projetada sobre a forma dos escritos israelitas. Estes relatam o seu passado numa historiografia que possui três vertentes básicas:
                1) Historiografia Épico-Sagrada: Teve importância nos primeiros séculos de Israel. Sagas de heróis (façanhas militares). Aglomerado de episódios individuais sem unidade. Tendência a "exagerar" dados. Predileção especial por milagres. Exemplo: Jz 7:1; 8:1.
                2) Historiografia Profana: Ao contrário da anterior, aqui a história se desenvolve pela vontade de homens cativos de suas paixões e ambições, sem a intervenção extraordinária de Deus. Exemplos: 1 Rs 11 e 12 (Morte de Salomão e a divisão do reino); II Sm 9 - 20, I Rs 1 - 2 (história da sucessão do trono de Davi).
                3) Historiografia Religiosa - Teológica: Predominante no Antigo Testamento. O dados do passado são compilados com o objetivo de inculcar no ouvinte uma idéia, uma mensagem. Exemplo: A maneira de narrar a história no livro de Juízes.

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