Até a descoberta dos escritos do Mar Morto em 1947, os antigos manuscritos do Anigo Testamento em hebraico eram:
1 - CÓDICE DOS PRIMEIROS E ÚLTIMOS PROFETAS.
Está na sinagoga dos caraítas do Cairo. Foi escrito em Tiberíades 895 d.C. por Moses bem Asher, erudito judeu de renome. (Caraítas são judeus que rejeitam a doutrina ortodoxa dos rabinos e reclamam liberdade da interpretação da Bíblia). Contém os primeiros profetas, segundo a organização do cânon hebraico do Antigo Testamento: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, os últimos profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, e os soze.
2 - CÓDICE DO PENTATEUCO.
Escrito cerca de 900 d.C. Está no museu britânico sob o número 4445.
3 - CÓDICE PETROPOLITANO.
Escrito em 916 d.C., veio da Criméia, e contém apenas os últimos profetas. Está na biblioteca de Leningrado (a antiga Petrogrado, donde deriva o nome Petropolitano).
4 - CÓDICE ALEPPO.
Contém todo o Antigo Testamento, copiado por Shelomo bem Bayaa. No ano 930 d.C. Foi contrabandeado em anos recentes da Síria para Israel. Será utilizado como base da nova Bíblia Hebraica, em preparo pela Universidade Hebraica, de Jerusalém.
5 - CÓDICE 19A.
Está na biblioteca de Leningrado (Rússia), foi escrito por volta do ano 1000 d.C. Quando a Rússia o adquiriu, o comunismo ainda não imperava lá. este é o mais antigo manuscrito completo do Antigo Testamento (datado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário