terça-feira, 24 de abril de 2012

Os livros apócrifos - parte 3

                1 MACABEUS: Obra histórica de grande valor sobre Macabeu, ela relata acontecimentos da luta heróica dos judeus pela liberdade (175-135 a.C.). Escrito no 100 a.C. por um judeu palestino.
                2 MACABEUS: Semelhante a 1 Macabeus é também situado depois de Malaquias. Afirma-se ser um resumo da obra escrita por um certo Jason de Cirene, de quem nada se sabe. É um suplemento a 1 Macabeus, porém inferior a este.
                 ESTER: Acréscimo ao livro canônico Ester de 10.4 a 16.24, é uma espécie de continuação do livro. Contém o sonho de Mardoqueu e sua oração; a oração de Ester, sua penitência, sua apresentação ao rei e a cópia do edito de Assuero em favor dos judeus; é tudo falso.
                 CÂNTICO DOS TRÊS SANTOS FILHOS: Uma adição ao livro de Daniel, inserido de 3.23 a 3.90, dizem ser a oração que os três jovens fizeram na fornalha. É um cântico triunfal de louvor pelo livramento.
                  HISTÓRIA DE SUZANA: Acréscimo ao capítulo 13 de Daniel, é uma ampliação que relata como a esposa de um judeu de Babilônia, acusada de adultério, foi inocentada pela sabedoria de Daniel.
                  BEL E O DRAGÃO: Outra adição ao livro de Daniel (o capítulo 14), são duas histórias nas quais Daniel prova que os ídolos não são deuses; uma delas baseia-se na história da cova dos leões (a do Dragão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário