segunda-feira, 16 de abril de 2012

O cânon do Antigo Testamento - parte 2.

                 Damos a seguir essa disposição dentro da tríplice divisão do cânon já mencionada:
                 A lei (Torá): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. Os Profetas (Nebhiim) 1- Profetas Anteriores: Josué, Juízes, Samuel, Reis. 2- Profetas Posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Os Doze. Os Escritos (Kethubhim) 1- Livros Poéticos: Salmos, Provérbios, Jó. 2- Cinco Rolos (Megilloth) Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Ester, Eclesiastes. 3- Livros Históricos, Daniel, Esdras - Neemias, Crônicas.
                 No Cânon hebraico os livros não estão em ordem cronológica. Os judeus não se preocupam com um sistema cronológico. A nossa divisão do Antigo Testamento em 39 livros vem da Septuaginta.
                 O Cânon do Antigo Testamento foi formado num espaço de mais de mil anos (mais ou menos 1046 anos), de Moisés a Esdras. Moisés escreveu as primeiras palavras do Pentateuco por volta de 1491 a.C. Esdras entrou em cena em 445 a.C. Evidentemente, Esdras não foi o último escritor na formação do Cânon do Antigo Testamento; os últimos foram Neemias e Malaquias.
                 Em 90 a.D., em Jâmia, perto da moderna Jafa, na Palestina, os rabinos, num concílio sob a presidência de Johanan ben Zakai, reconheceram e fixaram o Cânon do Antigo Testamento. Note-se que o trabalho desse Concílio foi ratificar aquilo que já era aceito por todos os judeus através dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário