quinta-feira, 5 de abril de 2012

Harmonia e unidade da Bíblia

                 OS ESCRITORES: Foram homens de todas as atividades da vida humana; daí a diversidade de estilos. Apesar de toda essa diversidade, quando examinamos os escritos com estilos diferentes, verificamos que os mesmos se completam, tratando de um só assunto! E o produto de suas penas não é muitos livros, mas um só livro, poderoso e coerente.
                 AS CONDIÇÕES: Também não houve uniformidade de condições na composição dos livros da Bíblia. Moisés escreveu o Pentateuco nas solitárias paragens do deserto. Jeremias, nas trevas e sujidade duma masmorra. Davi, nas verdes colinas dos campos. Paulo escreveu muitas de suas epístolas nas prisões. João, no exílio da ilha de Patmos. Apesar de diferentes condições, a mensagem da Bíblia é sempre uniforme.
                 CIRCUNSTÂNCIAS: Foram também as mais diversas. Davi, por exemplo, escreveu certas partes de seus trabalhos no calor das batalhas; Salomão, na calma da paz. Há profetas que escreveram em profundas tristezas, ao passo que Josué escreveu durante a alegria da vitória. Apesar da pluralidade de condições, a Bíblia apresenta um só sistema de doutrinas, uma só mensagem de amor, um só meio de salvação. De Gênesis a Apocalipse há uma só revelação, um só pensamento e um só propósito.
                 A RAZÃO: Se a Bíblia fosse um livro puramente humano, sua composição seria inexplicável. Suponhamos que 40 dos melhores escritores atuais do Brasil, providos de todos os meios, fossem isolados uns dos outros, em situações diferentes, cada um com a missão de escrever uma obra. Se, no final, resumíssemos todas as obras, jamais teríamos um conjunto uniforme, e sim uma miscelânea ou uma babel de obras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário