Quanto à inspiração da Bíblia há várias teorias falsas, às quais o estudante deve ignorar. Dentre elas se destacam as seguintes:
A TEORIA DA INSPIRAÇÃO NATURAL HUMANA. Essa teoria ensina que a Bíblia foi escrita por homens dotados de gênio e força intelectual especiais como Camões, Rui Barbosa, e inúmeros outros. Isso nega o sobrenatural; sendo um erro fatal com consequências imprevisíveis para a fé. Os escritores da Bíblia reivindicam que era Deus quem falava através deles (2 Sm 23:2; At 1:16; Jr 1:9; Ed 1:9; Ed 1:1; Ez 3:16,17; At 28:25).
A TEORIA DA INSPIRAÇÃO DIVINA COMUM. Ensina que a inspiração dos escritores da Bíblia é a mesma que hoje vem quando oramos, pregamos, cantamos, ensinamos, andamos em comunhão com Deus. Isso é errado, porque a inspiração comum:
Admite gradação, isto é, o Espírito Santo pode conceder maior conhecimento e percepção espiritual ao crente, à medida que este ora, se consagra e se santifica, ao passo que a inspiração dos escritores da Bíblia não admite graus;
A inspiração comum pode ser permanente (1 Jo 2:27), ao passo que a dos escritores da Bíblia era temporária. Na Bíblia encontramos a expressão: "E veio a mim a Palavra do Senhor" dita pelos profetas, indicando o momento em que Deus os tomava para transmitir Sua mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário