A TEORIA DA INSPIRAÇÃO PARCIAL. Ensina que partes da Bíblia são inspiradas, outras não. Ensina ainda que a Bíblia não é a Palavra de Deus; apenas contém a Palavra de Deus. Se essa teoria fosse verdadeira, estaríamos em grande confusão porque quem poderia dizer quais as partes inspiradas ou não? A própria Bíblia refuta isso em 2 Timóteo 3:16. Também em Mc 7:13 o Senhor Jesus aplicou o termo "A palavra de Deus" a todo o Antigo Testamento. Quanto ao Novo Testamento veja Jo 16:12 e Ap 22:18,19.
A TEORIA DO DITADO VERBAL. Ensina que a inspiração da Bíblia só deu-se quanto às palavras, não deixando lugar para a atividade e estilo do escritor, o que é patente em cada livro. Lucas, por exemplo, fez cuidadosa investigação de fatos conhecidos (Lc 1:4). Essa falsa teoria faz dos escritores máquinas que escrevem sem qualquer noção de mente ou raciocínio.
A TEORIA DA INSPIRAÇÃO DAS IDÉIAS. Ensina que Deus inspirou as idéias da Bíblia, mas não suas palavras; estas ficaram a cargo dos escritores. O que é a palavra senão a expressão do pensamento? Tente o aluno agora mesmo elaborar uma idéia sem palavras, impossível" Uma idéia ou pensamento inspirado só pode ser expresso por palavras inspiradas. Ninguém há que possa separar a palavra de idéia. A inspiração da Bíblia não foi somente pensada foi também falada (2 Pd 1:21; Hb 1:1; 1 Co 2:13). As palavras foram inspiradas (Ap 22:19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário