Além do testemunho explícito interno da própria Bíblia, há outras evidências que comprovam a inspiração da Escritura. Destacamos aqui as principais:
AS PROFECIAS CUMPRIDAS. As profecias que se cumpriram, especialmente as relativas à pessoa e obra de Cristo, com detalhes e precisão consideráveis, testificam da inspiração da Bíblia.
A UNIDADE DA BÍBLIA. Apesar da diversidade de escritores, épocas, circunstâncias históricas e culturais em que a Bíblia foi escrita, seus testemunhos, ensinos e princípios são harmônicos entre si; sua mensagem é uma só. Existe uma unidade na diversidade. Esse fato testifica que ela foi produzida sob a inspiração divina.
O PODER TRANSFORMADOR DAS ESCRITURAS. As palavras da Bíblia tem se mostrado poderosas para mudar a vida das pessoas que as aceitam e crêem. Além dos exemplos tirados da própria Escritura (1 Ts 2:13; 1 Pd 1:23). Esse poder inerente à mensagem da Bíblia mostra que ela é diferente dos demais livros, um livro inspirado por Deus.
O CONTEÚDO DO ENSINO BÍBLICO. A profundidade e a revelação sempre atual do ensino da Bíblia são mais uma indicação de que seus autores escreveram debaixo da direção infalível do Espírito de Deus. Por exemplo, suas informações sobre a origem do mundo, a profundidade dos seus pensamentos, a coerência dos seus ensinos, o padrão elevado de sua ética, tudo isso indica que a Bíblia é um livro de Deus para a humanidade;
A HISTÓRIA MARAVILHOSA DA BÍBLIA. A história da Bíblia, tanto na sua formação, divulgação e preservação, enfrentou e venceu as mais tremendas batalhas daqueles que queriam a sua destruição. Hoje ela é o livro mais divulgado, mais desejado e mais lido em todo o mundo. Tudo isso se constitui num forte indício de que Deus estava na direção de tudo para que a humanidade não ficasse sem o testemunho fidedigno de Sua revelação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário