A filosofia da religião procura dar uma interpretação filosófica dos fatos da religião. É a aplicação do método de pensamento filosófico à vida religiosa. Ela investiga problemas tais como a origem, natureza e função da religião na vida do homem. Penetra na compreensão religiosa do homem e busca determinar sua validade. Investiga a verdade e o valor da interpretação religiosa do mundo.
É evidente que a filosofia da religião está intimamente relacionada com a doutrina cristã. E também evidente que a linha de demarcação entre Apologética e Filosofia da Religião não pode ser mui nitidamente traçada.
A distinção geral pode ser assim especificada: a Apologética apresenta-se com o propósito de provar a verdade da religião, isto é, do cristianismo; ao passo que a Filosofia da Religião tem o propósito de buscar principalmente a compreensão da religião.
No caso da Filosofia da Religião e da Doutrina Cristã, esta, por sua vez não se prende tão estritamente a métodos filosóficos de pensamento quanto aquela, mas sim, procura dar uma exposição mais minuciosa das idéias necessárias para interpretar a religião mais do que o faz a filosofia da religião; a qual dá menos importância a qualquer espécie de autoridade seja da Bíblia, da igreja ou de declarações de fé, do que o faz a doutrina cristã.
A filosofia da religião é mais especulativa e trata mais dos princípios gerais da religião, ao passo que a doutrina cristã tem maior consideração pelos aspectos práticos da religião na vida, buscando interpretar o cristianismo mais em minúcias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário