A tarefa da ética cristã é expor o significado do cristianismo para a vida moral do homem.
Em Doutrina Cristã estamos tratando do cristiaismo antes de tudo como uma religião, enquanto que em Ética Cristã nós o encaramos antes de tudo um ideal, e um poder ético.
O cristianimso é uma religião ética, e esta, é uma das suas maiores glórias; porém é mais do que um sistema ético trata-se de uma religião.
É evidente que existe uma íntima relação entre doutrina cristã e ética cristã, todavia não são a mesma coisa. Na ética nós vemos à definição e exposição das doutrinas do cristianismo só até onde é necessário estabelecer ou expor estas doutrinas como base da vida ética. Ética e religião não se pode divorciar; e tenta fazê-lo significaria tirar o poder da ética e também do valor da religião.
Religião e ética não sempre tiveram o mesmo caminhado, mas é de duvidar que viveram inteiramente divorciadas uma da outra.
O divino era considerado como o fundamento da obrigação moral. Isto é especialmente verdadeiro em todas as formas de religião avançada ou racional.
De um ponto de vista cristão, uma consciência religiosa que não é ética é religiosamente deficiente, e uma cosciência ética que não seja religiosa falha em profundidade e dinamismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário