domingo, 25 de março de 2012

A estrutura da Bíblia

                 A Bíblia divide-se em duas partes principais: Antigo Testamento e Novo Testamento, tendo ao todo 66 livros; sendo 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. Estes 66 livros foram escritos num período de 16 séculos e tiveram cerca de 40 autores. Aqui estão alguns milagres da Bíblia, pois esses escritores pertenciam às mais variadas profissões e atividades. Viveram e escreveram em países, regiões e continentes diferentes, distantes uns dos outros, em épocas e condições diferentes. Entretanto, seus escritos formam uma harmonia perfeita. Isso prova que Um só o dirigia no registro da revelação divina.
                 A palavra "Testamento" vem do termo grego "diatheke", e significa aliança, concerto ou testamento, que é um documento contendo a última vontade de alguém quanto à distribuição de seus bens, após a morte. Essa é a última palavra empregada no Novo Testamento (Lc 22:20).
                 No Antigo Testamento a palavra usada é "berith" que significa apenas concerto. O duplo sentido do termo grego mostra duas coisas: que a morte do testador (Cristo) ratificou ou selou a Nova Aliança e, portanto nos garante toda a herança (Hb 9:15-17).
                 O título Antigo Testamento foi primeiramente aplicado aos primeiros 39 livros da Bíblia por Tertuliano e Orígenes.
                 Na primeira divisão da Bíblia, temos o primeiro concerto (o pacto ou aliança), vindo pela lei, feito no Sinai, e selado com sangue de animais (Ex 24:3-8; Hb 9:19,20). Na segunda divisão, temos o novo concerto, vindo por Jesus Cristo, feito no calvário e selado com seu próprio sangue (Lc 22:20; Hb 9:11-15).

Um comentário: