terça-feira, 6 de março de 2012

Doutrina Cristã como Ciência.

               A definição que temos de doutrina cristã implica que nosso alvo é, tanto quanto possível, não somente considerar separadamente os ensinos do cristianismo acerca de certos pontos particulares, mas também expor estes ensinos em sua unidade e suas relações.
               É esta uma tarefa de elevada ambição, que só podemos esperar cumprir num sentido relativo e limitado.
               A ciência é um conhecimento da realidade como sujeita a peso e medida. Ela tem por alvo exposição exata das relações dos fenômenos e suas conexidades causais. Já a doutrina cristã não é uma ciência, pois ela se relaciona com o mundo pessoal, não com relações pessoais. Nesse domínio os fatos não estão sujeitos a definição em fórmulas exatas como no domínio do mundo físico.
               A lei da causalidade mecânica rege o mundo físico e o conhecimento científico. No mundo da religião a lei da causalidade não se aplica.
               Na religião estamos interessados não tanto com fatos físicos e leis, mas sim com a significação dos fatos e da vida.
               Às vezes, a palavra ciência é usada num aspecto mais geral, no sentido de conhecimento classificado ou sistematizado. Com este aspecto poderemos chamar a doutrina cristã uma ciência, como falar de sociologia, ética e história como ciências.
               Aqui podemos conhecer fatos, e traçar, com relativa precisão as relações entre si. Porém nossas declarações no tocante a estas relações não podem ser do mesmo tipo de fórmulas exatas como acontece em ciências físicas. Mas podemos ter conhecimento de fatos objetivos e podemos determinar as relações destes fatos.
               Se ciência é conhecimento sistematizado, podemos então dizer que doutrina cristã é uma ciência, visto que no cristianismo temos um conhecimento definido de Deus.
               Mas para termos uma ciência não é suficiente que tenhamos conhecimento, porém o conhecimento deve ser sistematizado.
               No domínio da religião, conhecimento não pode ser classificado ou sistematizado pela mesma maneira que o fazemos no domínio da matemática ou das ciências físicas.
               Alguns limitaram o termo ciência àqueles ramos de conhecimento humano nos quais o conhecimento pode ser exposto em fórmulas matemáticas ou com a exatidão de leis mecânicas.
LIMITAÇÕES DA DOUTRINA CRISTÃ.
               Na natureza do caso, a doutrina cristã está limitada. O homem não pode, devido à sua limitada inteligência saber toda a verdade acerca de Deus e do homem em suas relações. Há uma porção de coisas acerca das quais alguém pode não saber tudo, e, não obstante, muitos sabem alguma coisa, isto é, pode-se ter conhecimento sem ter o conhecimento perfeito.
              A verdade cristã é concedida a fim de nos capacitar e guiar nosso comportamento corretamente e não para fornecer-nos uma enciclopédia de informação acerca da história das religiões, do homem ou uma teoria acerca do Ser e da natureza de Deus e Suas relações com o homem e com o mundo (Mt 7:21-29; Fp 2:5; Tg 2:14; 1 Jo 1:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário