A Teologia se faz necessária por conta de alguns aspectos que precisam ser considerados:
O INSTINTO ORGANIZADOR DO INTELECTO HUMANO.
A Teologia é uma necessidade racional. A tendência de harmonizar e unificar aparece no indivíduo logo que sua mente se torna reflexiva. O intelecto humano busca a unificação e sistematização do conhecimento que aceita como verdadeiro. Não tolera confusão e contradição, pois busca mais que uma simples acumulação de fatos.
A NATUREZA DAS ESCRITURAS SAGRADAS.
A Bíblia não foi escrita na forma de Teologia Sistemática, sendo dever do estudante da Bíblia juntar os fatos dispersos e organizá-los sob a forma de um sistema lógico. Nenhum tema bíblico é tratado plenamente em uma única passagem. Portanto, para conhecer todos os fatos acerca de qualquer assunto é necessário observá-los e, juntando os ensinamentos dispersos, analisá-los e colocá-los em um sistema harmonioso e lógico.
O conhecimento cristão ordenado é um escudo contra as heresias.
É enorme o número de adeptos do ateísmo, agnosticismo, panteísmo, unitarianismo e demais ensinos errôneos que existem. A disseminação destes ensinos heréticos atinge todos os níveis da vida.
É necessário um conhecimento harmônico e sistematizado das Escrituras para mostrar àqueles que estão influenciados pelos falsos ensinos, que a Bíblia é a maior solução para os problemas e questionamentos da humanidade. Fica evidente que o homem que não possui um sistema organizado de pensamento, está vulnerável diante daquele que o tem. Sendo assim, precisamos organizar todos os fatos revelados sobre determinado assunto para enfrentarmos aqueles que estão profundamente arraigados em algum sistema filosófico.
NA DEFESA E PROPAGAÇÃO DO EVANGELHO.
O conhecimento completo da verdade cristã protege a igreja das heresias e imoralidades, e é um forte estímulo para a disseminação do Evangelho a toda criatura.
NECESSÁRIO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER CRISTÃO.
O conhecimento ordenado das Escrituras é um estímulo a uma vida santa. A Teologia além de nos ensinar que tipo de vida devemos viver, ela nos inspira e motiva a viver dessa maneira, ou seja, ela indica as normas de conduta e também fornece os motivos para tentarmos viver em conformidade com essas normas. Diz Farrar: "A moralidade cristã é um fruto que só cresce da árvore da doutrina e o caráter cristão tem por alicerce a verdade cristã". Encontramos diversos textos bíblicos que falam da verdade como alimento (Jr 15:16;Mt 4:4; 1 Cor 3:1,2; Hb 5:14; Jó 23:12; Cl 1:10; 2 Pe 3:18).
FORNECE CONDIÇÕES PARA O SERVIÇO CRISTÃO EFICAZ.
Existe estreita relação entre a pregação doutrinária e o serviço cristão eficaz. Cristo e os apóstolos pregavam doutrina (Mc 4:2; At 2:42; 2Tm 3:10). A Bíblia nos exorta a pregar a doutrina (2Tm 4:2; Tt 1:9). O pregador do evangelho, em especial, necessita conhecer as Escrituras para não militar nem deturpar o ensino bíblico, pois além de pecar contra Deus estaria pondo em risco as almas humanas.
A BÍBLIA EXORTA A BUSCAR UM CONHECIMENTO PLENO DA VERDADE.
São muitos os textos bíblicos que advertem o homem a buscar na Palavra de Deus o conhecimento da verdade. Vejamos alguns textos: Jo 5:39; 1Co 2:13; Cl 1:27,28; Ef 4:11,12; 1Tm 3:2; 2Tm 2:15; Tt 1:9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário