quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Introdução à Teologia

              Torna-se cada vez mais urgente conhecer melhor a nossa fé e verificar os nossos alicerces. O objetivo desta lição é conduzir-nos ao estudo cuidadoso das doutrinas básicas da fé cristã. A doutrina só se torna significativa e dinâmica quando suas afirmações são estudadas, interpretadas e aplicadas com seriedade e entusiasmo. Ela dá estabilidade e serve de âncora, especialmente quando correntes teológicas procuram demover os cristãos de sua confiança e posicionamento firme em relação à autoridade da revelação de Deus através de Jesus Cristo e das Escrituras.
               O apóstolo Paulo nos preveniu contra as pessoas que têm "coceira nos ouvidos", ou seja, aquelas, que gostam de ouvir coisas novas e efêmeras, mas não têm tempo para a Palavra de Deus. Há pregadores que são mestres em prender a atenção dos fiéis com brilhantes sermões filosóficos, mas não se preocupam em ensinar "todo o desígnio de Deus" (At 20: 27). Dão muita atenção às necessidades psicológicas e sociológicas do homem, fazem questão de ser politicamente relevantes, porém, não querem saber da doutrina. Falam de pureza da igreja primitiva, entretanto, esquecem que, desde o inicio, os cristãos "perseveraram na doutrina dos apóstolos" (At 2: 42) e que a sua fidelidade ao ensino era o elemento chave que produzia consequências revolucionárias a nível comunitário e social.
                Somos desafiados a estudar a Bíblia, examinando as principais doutrinas. A inclusão de determinadas doutrinas e a omissão de outras não implica que as doutrinas selecionadas constituam toda a verdade ou que as doutrinas omitidas não sejam importantes, todavia cremos que foram incluídas todas as doutrinas básicas que nos unem em Cristo.
                 Esse estudo não abrange todos os aspectos da doutrina. Não se destina ao debate teológico, mas sim ao estudo bíblico. O propósito original é comentar as bases da Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário